O SEO não é um bicho de sete cabeças
O SEO pode melhorar muito a performance do seu site e da sua marca.
O SEO – Search Engine Optimization -, ou SEO MARKETING é uma estratégia de posicionamento orgânico avançada, que melhora a comportamento de um site no ambiente Google. Melhora-se assim a visibilidade da marca, serviços e produtos online. Para melhores resultados, esta “ferramenta” do Marketing digital deve ser trabalhada em 3 dimensões:
- SEO On Page. Contempla tudo o que pode ser feito para para organizar e otimizar a informação em todas as páginas de um site. Quando o site já está feito, é passado um “pente fino” nos conteúdos para que estes possam aparecer nos primeiros lugares das pesquisas. Também são avaliados a arquitetura, os links até o código-fonte HTML, pois estas ações trabalhadas em conjunto facilitam a compreensão da informação por parte dos motores de busca, permitindo obter o resultado desejado.
- SEO Off Page. Temos aqui todas as ações realizadas online, mas fora do site. São trabalhados os outros canais digitais, de forma a terem um impacto positivo no site. É o caso das redes sociais, diretórios de empresas, blogs, blogs parceiros entre outros. Alguns destes canais podem ou devem ser trabalhados pontualmente, outros de forma mais constante. Estas atividades aumentam a perceção da autoridade do site e a sua relevância perante o Google, com um impacto positivo na confiabilidade do negócio junto do consumidor.
- SEO Técnico. Abrange todas as ações técnicas que influenciam a performance do site. Desde a velocidade, a segurança, o desempenho mobile, a estruturação de dados, o peso, o rastreamento e a indexação do website, são alguns dos tópicos que se otimizam nesta dimensão de SEO.
A estratégia de SEO é um trabalho especializado que junta competências de comunicação, marketing, design e programação. Considerada uma das melhores estratégias de marketing digital, permite assegurar o posicionamento orgânico nos motores de busca das marcas que a implementam corretamente. Alguma vez verificou o SEO do seu site, tem uma estratégia definida?