Endomarketing: fica com o Marketing ou com o Departamento de Recursos Humanos?
O Endomarketing é um assunto de quem? Recursos Humanos ou do Marketing? O tema não é novo e continua a gerar controvérsia em muitas empresas. Fruto da nossa experiência, deixamos-lhe aqui a perspetiva de que a melhor solução aponta para a cooperação entre estes dois departamentos.
O leitor vai ficar decepcionado, mas não vamos conseguir dizer-lhe desde já se o Endomarketing deve estar no Departamento de Marketing ou de Recursos Humanos. Mas calma, não se vá já embora. Temos como justificar a nossa posição.
É que, pelo que temos vindo a observar aos longo de todos estes anos, que enquanto agência trabalhamos o tema junto de diversas organizações, o Endomarketing não pode – nem deve – ser trabalhado de forma isolada, seja pelo marketing ou pelos RH.
Marketing vs Recursos Humanos. Na nossa perspetiva – em vez de disputarem territórios dentro da organização -, os dois departamentos podem contribuir para uma estratégia mais eficiente. Sim, o marketing será capaz de criar e direcionar as campanhas internas, linguagem de comunicação e ações, em linha com o posicionamento da marca.
Mas são os RH que acabam por ter contato diário com os colaboradores, com a desejável preocupação de os ver motivados e felizes. Os RH são também os responsáveis por identificar as necessidades e anseios desses mesmos colaboradores. São também os RH que controlam de forma prática as ferramentas da comunicação interna.
Colaborar é o caminho. Portanto, tudo depende da cultura e modelo de organização da empresa. Já assistimos às duas opções. Ou seja, já convivemos com casos em que é o departamento de marketing a encabeçar o Endomarketing, e outros em que essa área está nas mãos dos RH.
Mas parece-nos que o modelo mais virtuoso é aquele que convida a uma colaboração entre os dois departamentos. É que um não consegue fazer o seu trabalho sem o outro. E quanto maior for a integração desses departamentos, melhores serão os seus resultados com o Endomarketing.
É verdade que este tema não se esgota aqui, já que há pormenores muito importantes que não podem ser ignorados – e que têm justificado alguma fricção entre departamentos. Um deles, por exemplo, é o orçamento.
Argumentará um ou o outro departamento, que o controlo do Endomarketing dentro da organização tem de ser claro, pois é preciso identificar quem será responsável pelos investimentos a fazer ao longo do ano. Uma vez mais, parece-nos que se trata de um tema de organização, que não deve prejudicar o sentido de cooperação que referimos atrás.
Gostou deste texto? Deixe aqui os seus comentários e compartilhe.